sábado, abril 7

Malhar o Judas

Hoje eu tava passando de carro por uma rua e vi um corpo estendido no chão...

Só as pernas esticadas e um aglomerado de pessoas em volta, e eu pensei "ish...morreu"

Foi então que ao passar do lado do corpo estendido no chão, eu vi que as pessoas nao estavam acodindo ou procurando levantar o homem, elas estavam arrumando a sua roupa, e entao eu vi uma cabeça de papel com um boné mal colocado e uma cara mal desenhada na tal cabeça de papel...era um Judas que a qualquer momento seria malhado.

Minhas lembranças de criança relacionadas a Judas sempre foi aqueles corpos pendurados nos postes da cidade, uma coisa particularmente aterrorizante pra uma garotinha. E eu lembro de perguntar pra mamãe pq tinha um boneco pendurado no poste e ela só dizia "é Judas filhinha" eu devo ter perguntado o q iam fazer com o boneco, mas juro que nao lembro o que ela dizia... vai ver minha cabecinha bloqueou a informaçao "eles vao estraçalhar o boneco" mas acho que minha mãe com todo o eufemismo dela devia dizer algo do tipo "eles vao tirar o boneco do poste e desfazer ele".

Em algum momento da minha vida eu descobri que as pessoas malham o Judas, e nada de ficar chamando o Judas de feio ou de mal vestido (eles sempre sao feios e mal vestidos hehehe) mas de caírem de pontapés, puxarem braço pra um lado enquanto seu vizinho puxa a perna pro outro, desmantelar, estraçalhar, desmembrar, tirar todo o "recheio" do Judas e queimar as roupas no meio da rua pra toda a vizinhança.

Se a gente for pensar, é uma coisa meio barbarie demais, mas deve ser no mínimo divertido, descontar toda a raiva num pobre boneco confeccionado com tanto carinho, com roupas usadas e cabeça de jornal. Eu nunca malhei um, e nem nunca vi...mas fico imaginando como deve ser uma gritaria e surto geral nas pessoas, será que cada pessoa imagina alguém em particular e desconta toda a raiva no tal Judas? Eu sei que não é essa a idéia da tradição de malhar o Judas , mas aposto como tem gente que faz isso!

E pra falar a verdade, acho que próximo ano eu vou fazer um Judas tb, só pra mim! hehehe

Um comentário:

Anônimo disse...

q horror!